A importância das emoções

As pessoas não querem mais sentir. Entendo, sofrer dói. É difícil. Mas já parou para pensar porque sofremos? Porque existe a tristeza? Porque existe a frustração? Sim, elas têm uma função e por isso existem. As emoções são fundamentais para nossa sobrevivência.  Se a raiva não tivesse função viveríamos calmos, da mesma forma com a tristeza, o medo, a alegria, entre outras.

As emoções são reações a situações que são sentidas no corpo. Quando temos medo, usando esta emoção como exemplo, trememos, suamos, nosso coração dispara, nossa voz fica tremida, nosso estomago revirado, podemos até ter uma forte vontade de irmos ao banheiro, o peito fica apertado e a respiração dispara. Tudo isso que gera uma reação em nosso corpo é emoção.

As emoções são uma resposta rápida a algum estímulo do ambiente. Um estímulo, seja na forma de um som, uma imagem, um cheiro ou um toque, ao adentrar o nosso cérebro passa antes pela amígdala (região mais primitiva relacionada a estados emocionais) e depois pelo córtex (região relacionada a atividades mais complexas, como pensar).  Esse tempo já foi inclusive cronometrado, o estímulo chega à amígdala em 15 milisegundos e ao córtex em 25 milisegundos.

Nascemos com a capacidade de sentirmos emoções dentro de nós e, conforme falamos antes, elas estão no nosso DNA, na nossa natureza. Porém, precisamos entender o que sentimos e expressar de uma maneira adequada e saudável aquilo que sentimos.

A importância das nossas emoções está na nossa sobrevivência, quando precisamos tomar decisões, no convívio social, na forma de nos comunicarmos e na aproximação entre as pessoas.

Sobrevivência: Nossas emoções foram desenvolvidas naturalmente através de milhões de anos de evolução. Como resultado, nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação. Nossas emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas. Quando nos sentimos receosos, nossa necessidade é por segurança. Quando nos sentimos rejeitados, nossa necessidade é por aceitação.

Tomadas de Decisão: Nossas emoções são uma fonte valiosa da informação. Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples. Por que? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.

Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental.

Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais, por exemplo, podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Com o olhar, podemos sinalizar que precisamos de ajuda. Se formos também verbalmente hábeis, juntamente com nossas expressões teremos uma possibilidade maior de melhor expressar nossas emoções. Também é necessário que nós sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.

União: Nossas emoções são talvez a maior fonte potencial capaz de unir todos os membros da espécie humana. Claramente, as diferenças religiosas, cultural e política não permitem isto, apesar dar emoções serem “universais”.

Não existe emoção melhor ou pior, boa ou ruim e que não é errado senti-las. Todas são importantes para o nosso funcionamento diário. Viver uma vida sem emoções é impossível, mas isso não significa que devemos ser reféns dos nossos sentimentos.

Aprender a identificar desde cedo as emoções e a intensidade delas, aprenderemos a lidar melhor com nós mesmo e com a situação-problema.

Conhecer o que você sente e como seu organismo reage é fundamental para aprender a conviver melhor com esse turbilhão de emoções que nos invadem a todo momento.

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Receba conteúdo exclusivo
através do meu canal do telegram

VEJA MAIS...

A importância das emoções

As pessoas não querem mais sentir. Entendo, sofrer dói. É difícil. Mas já parou para pensar porque sofremos? Porque existe a tristeza? Porque existe a

Respeite a escolha das pessoas!

Esqueça a idéia de que você pode fazer alguma coisa para que as pessoas mudem. Essa decisão é somente delas e você precisa respeitar isso.